OBORÉ e Cinemateca Brasileira receberão jornalistas, artistas, professores e estudantes de jornalismo neste final de semana (7 e 8 de dezembro) para o “Encontrão de 30 anos do Repórter do Futuro”.
O objetivo é proporcionar um grande encontro dos cerca de 3 mil profissionais que já participaram de atividades ligadas ao Projeto desde a sua criação, em 1994. E também é uma forma de refletir sobre a contribuição da produção cinematográfica na conquista de repertórios éticos, estéticos e sensíveis dos que se dedicam a entender e relatar o mundo por meio do jornalismo.
No sábado, dia 7, está programado um papo com os presentes na sala Oscarito, das 15h30 às 17h, com a participação de coordenadores e ex-coordenadores do cursos realizados nos anos 1990. Antes disso, às 13h, na sala Grande Otelo, será exibido o longa “Outubro”, de Serguei Eisenstein - uma rara oportunidade de assistir a um clássico da filmografia moderna.
No domingo, dia 8, o encontro será das 16h30 às 18h, também na sala Oscarito, com a presença do jornalista João Paulo Charleaux, que coordenou atividades ligadas aos cursos no ínício dos anos 2000. Para os cinéfilos de plantão, na sala Grande Otelo, às 13h, será exibido “Abismo de um sonho”, de Federico Fellini. E às 14h40, “A Grande Feira”, de Roberto Pires. Obras imperdíveis!
De quebra, no bonito jardim da Cinemateca, acontece no mesmo período a Feira Sabor Nacional com destaque para a valorização e apresentação do trabalho dos pequenos produtores gastronômicos. O evento reúne, das 10h às 18h, cerca de 100 pequenos produtores de alimentos, bebidas e acessórios culinários, praça de alimentação completa, oficinas e contação de histórias para as crianças, exibição de filmes e show de samba ao vivo. Quem participar do Reencontrão terá entrada gratuita na Feira.
Sobre o Repórter do Futuro
O projeto de formação teve início em 1994 pela OBORÉ visando complementar as atividades laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo. Seu foco é o exercício da reportagem e o estímulo à prática reflexiva. Ao longo dessas três décadas, desenvolveu e aperfeiçoou metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades por meio de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas. Todos os módulos contam com o apoio do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais - IPFD.
Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foco no empenho para sua publicação.
As produções em vídeo originadas dos cursos são transmitidas no programa Repórter do Futuro exibido todas as segundas-feiras, às 16h30, no canal 8.3 da TV aberta digital e pelo site da Rede Câmara. A iniciativa nasceu para destacar o trabalho dos participantes do Projeto e é fruto de um acordo operacional entre a OBORÉ, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a Rede Câmara TV.
Sobre a Cinemateca Brasileira
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do sul e membro pioneiro da Federação internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi oficializada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes.
Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica.
Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social pelo Governo Federal.
Agenda:
Encontrão de 30 anos do Projeto Repórter do Futuro / OBORÉ
7 e 8 de dezembro de 2024, sábado e domingo
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, SP.
Saiba mais:
Programação da Cinemateca Brasileira: https://cinemateca.org.br/
Feira Sabor Nacional: https://cinemateca.org.br/series/feira-sabor-nacional-2024-edicao-de-natal/
Comments